
Há poucas horas do VMA 2009, não à nada melhor que relembrar alguns dos momentos mais marcantes e inesquecíveis dos 25 anos da premiação. Vamos fazer uma viagem ao passado, em 1984, quando aconteceu a primeira edição do Vídeo Music Awards.
Uma Madonna rechonchuda com um cabelão Lion surgiu no palco do evento vestida de noiva para cantar seu sucesso ‘Like a virgin’. Durante a apresentação, Madonna rolava pelo chão, revelando suas ligas e meias de seda enquanto fazia movimentos sexualmente sugestivos. Essa performance é considerada icônica na história dos VMA’S.
Outro momento marcante veio acontecer em 1992, quando os fedidinhos do Nirvana foram convidados para apresentar o fenomenal sucesso ‘Smells like teen Spirit’ nos palcos da MTV; porém, Kurt Cobain e companhia preferiram cantar suas músicas de trabalho recentes, o que gerou uma série de desacordos entre a banda e os executivos do evento. Em vista de que todo o bafafá havia sido resolvido, a música escolhida foi ‘Lithium’, carro chefe do álbum de mesmo nome, recém lançado na época. No entanto, na hora da apresentação, Kurt Cobain tocou os primeiros acordes de ‘Rape Me’, para desespero dos organizadores da premiação, seguido do alivio quando a banda voltou à tocar "Lithium".
Perto do fim da música, frustrado por seu ampliador não estar funcionando, o baixista Krist Novoselic decidiu jogar seu baixo para o alto, mas a gravidade não foi muito generosa e o equipamento caiu na testa de Novoselic, que teve que abandonar o palco, cambaleando (Euri).
Em 1993 a premiação completava seu décimo aniversário, e nada mais justo do que chamar o reio do pop, Michael Jackson, para se apresentar. Jacko performou ‘Black or White’ e sua nova música, ‘Will you be there’.
Dois anos depois, em 1995, Michael voltou a reinar no VMA quando fez uma apresentação memorável de seus maiores sucessos e duas músicas inéditas da época, com direito a participação dos famosos solos de Slash, guitarrista da banda ‘ Guns n’ roses ‘ na música ‘Black or white’.
No final dos anos 90 a Pop mania dominava o mundo da música, e era comum Boybands e cantoras Teens serem fenômenos na época. Na edição de 1999 a novata menina, Britney Spears surgiu no palco do VMA com seu – hoje, um clássico -- estrondoso sucesso ‘Baby one more time’ em um medley com os caras do extinto grupo, N’Sync.
No ano seguinte, em 2000, não foi diferente. Britney Spears voltou a performar nos palcos do VMA e dessa vez com seu hit mundial ‘Oops! I did it again’ e o medley inicial do cover de ‘(I Can't Get No) Satisfaction’, sucesso dos Rolling Stones.
A polêmica ficou por conta do Strip Tease protagonizado por Spears, revelando um colant semi-transparente por baixo do seu terno preto.
Também em 2000, tivemos a espetacular performance do controverso rapper Eminem, que invadiu o local do evento com uma legião de figurantes ‘clones’, fazendo menção ao seu sucesso ‘The real Slim Shade’.
Depois disso não teve como não associar o nome de Britney ao VMA, e em 2001, mais uma vez não teve pra ninguém. Querendo provar que cresceu e havia saído da puberdade, Spears abriu a premiação com o hit ‘I’m Slave 4 U’.
Usando pouca roupa e enjaulada com uma leoa, a loira polemizou abusando da sexualidade e encerrou o número com uma cobra albina em volta do pescoço.
A polêmica viria a se repetir novamente em 2003. Comemorando os vinte anos de carreira de Madonna, Britney abriu o evento em cima de uma enorme estrutura em formato de bolo, vestida de noiva cantando ‘Like a virgin’ como a própria Madonna em 84, e fez um dueto com sua amiga-rival Christina Aguilera. A homenageada, surgiria surpreendentemente no palco alguns minutos depois cantando seu single ‘Hollywood’ e tascando um beijo na boca de Spears e Aguilera durante a apresentação, feito que chocou todo o mundo, tornando a edição de 2003 uma das mais inesquecíveis na história do VMA.
Em 2005 o Rock dominou o Video Music Awards, e os caras do Green Day foram os grandes vencedores da premiação, abocanhando vários Astronaltas de prata e encerrando a noite com o show da música ‘Boulevard of broken Dreams’.
Dois anos depois, em 2007, muito se esperava pelo retorno de Britney Spears aos palcos do maior evento músical do mundo. Spears que passava por problemas mentais e viu sua carreira ser atolada na lama, teve a oportunidade de voltar com grande estilo performando seu novo single, ‘Gimme more’, mas as coisas saíram completamente fora do planejado, e o que era pra ser mais uma performance inesquecível da loira, acabou sendo marcada pelo fíasco quando uma Britney fora de forma e desajeitada surgiu no palco aparentemente dopada, não conseguindo acompanhar o playback e com péssima desenvoltura durante a coreografia.
A redenção de Spears veio no ano seguinte, 2008. Depois do fíasco no ano anterior, Britney recuperou a dignidade diante do público no mesmo evento o qual a fez ser massacrada pela mídia. A cantora venceu em todas as três categorias que havia sido indicada pela música ‘Piece of me’ ( Melhor vídeo feminino, Melhor vídeo pop e Vídeo do ano) levando pela primeira vez em sua carreira, o cobiçado Astronalta de prata pra casa.
Mas a noite não foi só memorável pelo regresso da princesa do pop, mas também pelas péssimas performances de Rihanna com 'Disturbia' e Christina Aguilera com o seu - Se é que pode ser considerado assim - hit 'Keeps Getting Better'. O azar de Spears em 2007 parece ter passado para as cantoras, que levaram pro palco shows fracos e sem impacto, ambos críticados pela mídia.
E aí, o que nos aguarda na edição desse ano?
Amanhã é dia de saber, e a cobertura rola por aqui!
XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário